Oficina de Humor

Ponto de Cultura HUMOR NO PONTO abre inscrições para OFICINA DE HUMOR

O Ponto de Cultura HUMOR NO PONTO está com inscrições abertas para Oficina de Humor. A oficina abordará iniciação à prática teatral com foco no humor  e acontecerá no Teatro Chico Anysio às terças e quintas-feiras de 19h as 21h.  A intenção é oferecer preferencialmente formação a artistas que atuam na área do humor, bem como potencializar a descoberta de novos talentos. Porém, qualquer pessoa pode se inscrever.

O inicio das aulas será dia 12 de março. A Inscrição é de graça é pode ser feita no próprio Teatro de segunda a sexta, das 13h as 18h, até dia 11.

A  inciativa é do Ponto de Cultura Humor no Ponto, que funciona anexo ao TCA.

SERVIÇO:

Oficina de Humor
Inscrições: Até dia 11 de março (de graça)
Inicio: 12 de março de 2013
Local: Ponto de Cultura Humor no Ponto (Teatro Chico Anysio)
Av. da Universidade, 2175
Informações: 3252 3741

 

 

 

Continuar leitura →

Edital do Bom Humor

No Jornal O POVO deste domingo (24), na página 7, o médico do Trabalho e membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores, Marcelo Gurgel Carlos da Silva, escreve sobre o Edital do Humor Estadual, que tá jajá saindo.

“EDITAL DO BOM HUMOR
Diante da divulgação de que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult-CE, em atendimento ao pleito formulado por humoristas locais ao sr. Governador Cid Gomes, ultima o lançamento de um edital específico para a área de Humor, toma-se aqui a liberdade de propor a inclusão de obras literárias, desse jocoso gênero, entre os segmentos a serem abrangidos no edital em referência.
O Ceará é um grande celeiro de humoristas, que tanto abastece o consumo local como serve de canteiro para exportação de produtos para outros estados, sendo que esses artistas, para que possam exibir os seus dotes, precisam de uma rede de produção, em que se incluem autores e redatores, sem os quais não serão gerados os espetáculos.
Mesmo considerando que a literatura, em sua diversidade de gêneros, está contemplada em outros editais da Secult-CE, a especificidade do humor torna-o bastante difícil ser cotejado com outros gêneros, para fins de avaliação e premiação, merecendo ser devidamente descolado desses, correndo em raia própria.
Vale destacar, ainda, que há muitos autores cearenses escrevendo textos de humor, o que pode ser comprovado pela existência de uma biblioteca particular, sob a custódia do Prof. Jader Soares, o conhecido humorista Zebrinha, cujo acervo supera a marca de mil títulos, com importante parcela das obras compostas por autores radicados no Ceará.
Muitos desses autores, no entanto, deparam-se com sérias dificuldades financeiras para publicar seus bem-humorados escritos, à conta da carência de numerários, servindo de exemplo a falta de patrocínio, escudado em algum dispositivo legal, ou mesmo ancorado no interesse particular; essa insuficiência de fundos poderá, nalguns casos, causar distimias, aumentando o contingente de mal-humorados.
A abertura dessa nova linha de apoio teria forte guarida entre potenciais candidatos e se prestaria para emular o surgimento de novas vocações literárias, fomentando a cadeia produtiva do humor cearense, que tanto cativa o público nativo e os turistas que estão aqui de passagem, e, que, costumeiramente, inserem em suas visitas a assistência a shows de humor, decentes ou esculachados.
Aguarda-se a sensibilidade dos gestores da Cultura, acerca do assunto aqui tratado, pois a versatilidade dos atores pode ser limitada pela pouca oferta de bons e criativos textos de humor, em decorrência da falta de estímulo oficial.”

Continuar leitura →

Viúva de Chico Anysio recebeu medalha de mérito desportivo

DEU NO SITE DO VASCO:

São Januário foi palco da entrega da Medalha do Mérito Desportivo – Homenagem Post Mortem a Chico Anysio, na tarde desta quarta-feira (20/02), na sala multimídia que leva o nome do falecido humorista. A honraria foi recebida pelo ator Bruno Mazzeo, que esteve acompanhado pelo filho João e por Malga Di Paula, viúva de Chico eque ficou muito emocionada com a homenagem.

-Desde que conheci o Chico, ele sempre se mostrou um grande vascaíno. Só pessoas importantes receberam esta medalha e sou muito agradecida por estar aqui hoje participando desta homenagem linda – disse Malga em lágrimas.

Bruno Mazzeo também ficou muito emocionado.
– São Januário é um lugar de fortes emoções. Já havia ficado muito emocionado aqui no dia da inauguração da sala, e hoje foi mais um dia de muita emoção e alegria. O Vasco é um amor que aprendi com meu pai – comentou Mazzeo com exclusividade ao site oficial.

Ídolo do Vasco, presidente e um dos componentes da mesa durante a homenagem, o presidente Roberto Dinamite rasgou elogios a Chico Anysio.
– Chico foi, é e será um grande brasileiro e vascaíno. Para todos nós, é motivo de muito orgulho o ministro Aldo Rebelo ter escolhido nossa casa para sediar a homenagem a Chico Anysio, um dos grandes torcedores da história do nosso clube – comemorou Dinamite.

Além dos já citados, estiveram na cerimônia de entrega da Medalha do Mérito, Aldo Rebelo (Ministro de Esportes), Eurico Miranda (presidente do conselho de beneméritos), Luis Fernandes (secretário executivo do ministério de esportes e benemérito do Vasco), Toninho Nascimento (secretário nacional de futebol e defesa dos direitos do torcedor do ministério do esporte), vices-presidentes, diretores e coordenadores do Gigante da Colina. A homenagem foi feita por indicação do Ministro de Esportes Aldo Rebelo e da presidente do Brasil Dilma Rousseff.

 

Fotos: Marcelo Sadio/Vasco.com.br

ww.vasco.com.br/site/index.php/noticia/conteudo/4425/

Continuar leitura →

O TSE anuncia nova eleição em Erechim, Criciuma, Guarapari e Vaticano

 
Pois é! A Justiça eleitoral já tá realizando novas eleições em substituição às que ocorreram em outubro do ano passado, 2012. É o seguinte: teve umas cidades pelo brasil que os candidatos eleitos, obtendo mais de 50% dos votos válidos tiveram seus registros de candidatura indeferidos em última instância. Aí lascou: os votos recebidos pelo mais votados foram anulados pela Justiça Eleitoral, ficando o candidato impedido de ser diplomado e empossado no cargo.

E estas cidades estão sem prefeito é? Tão nada! Até a chegada dos novos prefeitos, os presidentes de câmara Municipais ficam no comando da municipalidade.

Além destas cidades, também haverá eleição na Cidade do Vaticano. O  motivo lá foi outro: O Papa Bendo XVI disse: “Quero mais não!”, na segunda-feira (11). Mas ele só vai sair mesmo, renunciar, dia 28 deste mês de fevereiro. A última vez que um Papa renunciou foi no ano de1415, há uns 600 anos. O nome  do homem: Papa Gregório XII. Me lembro como se fosse hoje.
…Mas sim, o que é que tem as eleições daqui com a eleição do Papa, laculá? É um seguinte:  um amigo meu, ambientalista,  que ainda tá meio tonto do carnaval, mandou um e-mail para o TSE com cópia para o Vaticano solicitando duas Urnas Eletrônicas (uma é de reserva), pedindo a um e sugerindo ao outro que a eleição do Papa seja feita nas nossas tão famosas urnas, evitando assim a poluição causada pela chaminé Santa por  fumaças de cores diferentes… hora branca e hora… sei lá que que cor é a outra…

Eu particularmente achei a idéia excelente. Só não gostei da segunda idéia dele.Poderia muito bem ter sugerido só a mudança da urna… mas, bébado, sabe como é, né?! Sugeriu que o Papa contratasse uma Banda de Forró para festa de posse!!! Daquelas, de 150 mil, que os prefeitos adoram!!!
 

Ó aí o calendário das novas eleições nas 14 cidades:

Guarapari-ES: 03/02/2013
Erechim-RS: 03/03/2013
Eugênio de Castro-RS: 03/03/2013
Novo Hamburgo-RS: 03/03/2013
Sidrolândia-MS: 03/03/2013
Camamu-BA: 03/03/2013
Balneário Rincão-SC: 03/03/2013
Campo Erê-SC: 03/03/2013
Criciúma-SC: 03/03/2013
Tangará-SC: 03/03/2013
Bonito-MS: 03/03/2013
São João do Paraíso-MG: 07/04/2013
Biquinhas-MG: 07/04/2013
Vaticano (Tão resolvendo)
 

Continuar leitura →

Sobre o Show MADE IN CEARÁ, do EDMILSON FILHO

 
O espetáculo MADE IN CEARÁ não é só humor, mas um brinde a nossa cearensidade. As sutilezas da vida passam ali, mostrando especificidades nossas que só um cearense entende de verdade. A comparação ao povo americano nos faz pensar o quanto somos diferentes, mas o quanto somos de verdade, o quanto somos a nata do lixo, o luxo da aldeia, somos do Ceará, como diz Ednardo em Terral.
Halder Gomes, assim como em “Cine Holliúdy”, soube captar toda a essência do cearense, sem ridicularizá-lo e sem torná-lo menor diante os costumes da sociedade americana. Fazer humor sem menosprezar, caricaturar ou impor que uma cultura seja melhor ou pior é muito difícil, mas Halder conseguiu.
Saímos do espetáculo com a sensação de que realmente somos diferentes, mas nem melhores nem piores por isso. Saímos leves, felizes por fazer parte de um povo que não carrega na alma somente a seca, a pobreza, as discrepâncias sociais, mas carrega muito mais: a alegria de uma infância com “Perna cabeluda, Loura do Banheiro, Homem do Saco”, sem príncipes nem princesas, mas de felicidade irrestrita, mesmo quando se tem pouco para sonhar. Carregamos na bagagem um palavreado só nosso, repleto de afetações, transgressões, mas que representa o que há de mais importante em um povo: a sua cultura. Dizer “o cão comendo mariola”, “menino amofinado”, “Aí dentro” é tão legítimo quanto um “Oh my God” dos americanos, e não nos faz grosseiros ou rudes, pelo contrário, nos faz gente, gente com toda a intensidade da palavra. Ou quando usamos um “Ieeeeeeeeeeeeeeee” (grito de guerra cearense), lembrando de que isso é nosso e de mais ninguém, nas horas mais inusitadas da vida. Como diz Ariano Suassuna, “Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa.”. E isso MADE IN CEARÁ tem de sobra.
E para compor esse universo cultural e social cearense e americano, só um cearense Tio Sam: Edmilson Filho, o Francisgleydisson, protagonista da obra ímpar de Halder Gomes. Halder disse em entrevistas que não poderia escolher outro ator para seu curta e longa Cine Holliúdy. Para o espetáculo MADE IN CEARÁ não poderia ser diferente. Edmilson incorpora o cearense feliz e realizado que traz na pele as sentenças de um povo de bem com a vida. Por ser cidadão americano e presenciar as especificidades desse povo, consegue como ninguém retratar o seu dia a dia. Comparar as várias situações do cotidiano desses povos (cearenses e americanos) é no mínimo inusitado, pois quem os conhece sabe que há uma cratera entre os dois. Mas aí é que está o grande charme de MADE IN CEARÁ, mostrar que as diferenças muitas vezes aproximam e que apesar de tão diferentes sempre há uma intersecção. O humor consegue deixá-los em um único patamar: povos diferentes, sem superioridade nem inferioridade.
Edmilson consegue ser engraçado não só pelo texto, mas pela apresentação corporal. Os gestos, a fisionomia, os trejeitos dão equilíbrio ao que um ator precisa em cena. O palco é dele e de mais ninguém. Somos consumidos em 1h10min por um texto fantástico que mescla ações do dia a dia, costumes, ocasiões especiais… tudo isso com um vocabulário repleto de representações significativas para cada espectador. A vontade é de pedir bis, querer mais, rir mais, ser cearense cada vez mais. Edmilson não é um ator, é um showman. Não é comediante, é um universo de risos. O Brasil não precisa de mais um ator, humorista… precisa de alguém que tenha a sensibilidade da arte como Edmilson para atuar com tanta precisão e generosidade e deixar no palco o corpo e a alma e em nós, espectadores, a sensação de que o espetáculo está apenas começando.
Um brinde ao espetáculo MADE IN CEARÁ que nos possibilitou rir de nós mesmos, nos aproximando realmente do que somos de verdade: gente feliz, só isso… e isso é muito!

Elaine Pereira

Professora Universitária

Continuar leitura →

Hoje Paula Nei faria 155 anos de Humor

Francisco de Paula Nei (Vila de Aracati, CE, 2/2/1858 – Rio de Janeiro, RJ, 13/10/1897). Hoje é o aniversário dele de 155 anos. Aniversário de 155 anos é brincadeira… para quem viveu somente quase 40. Humorista, Boêmio, jornalista, poeta e intelectual, viveu na época do Aluízio Azevedo, Coelho Neto, Guimarães Passos, Luiz Murat, Olavo Bilac e mais um bocado de gente boa. Viveu na época e foi amigo e admirado por estes. Coelho Neto escreveu até livro sobre o Nei. É do Paula Nei o soneto que diz ser “Fortaleza, a loira desposada do Sol”

A FORTALEZA

Ao longe, em brancas praias embalada
Pelas ondas azuis dos verdes mares,
A Fortaleza, a loira desposada
Do sol
, dormita à sombra dos palmares.

Loura de sol e branca de luares,
Como uma hóstia de luz cristalizada,
Entre verbenas e jardins pousada
Na brancura de místicos altares.

Lá canta em cada ramo um passarinho,
Há pipilos de amor em cada ninho,
Na solidão dos verdes matagais…

É minha terra! a terra de Iracema,
O decantado e esplêndido poema
De alegria e beleza universais!

LIVRO:
Em breve (abril de 2013, agora, com certeza), estarei lançando livro sobre Paula Nei. O bicho já tá feito. O título, dado pelo Chico Anysio é: “PAULA NEI, O Primeiro Humorista Brasileiro”. O título original era “Paula Ney, o primeiro humorista cearense”. Aliás, Chico Anysio tá na ORELHA do livro.

Continuar leitura →