Como surgiu o Dia da Sogra

28 de abril é o Dia da Sogra! Envenene a sua, com uma dose… de bom Humor”. Este é o apelo ao qual humoristas cearenses recorrem para homenagear a mãe de alguém a quem tanto se ama. Ama-se o alguém, não à mãe… O evento acontece hoje no Teatro Chico Anysio/Museu do Humor Cearense, onde humoristas se reúnem pra contar só piadas de sogra.
Mas porque homenagear a Sogra, se dela ninguém gosta?! Isso eu não sei! Aliás, como surgiu este ódio de genros e noras às Sogras? Sabe não? Explico historicamente como, onde e quando tudo isso surgiu: Foi em Massapê, no Ceará, no ano 1.500, no dia 22 de abril, na chegada de Cabral. E é bom que se diga que a confusão começou justamente por causa do Pedro Alvares, que trouxe a Sogra para o Brasil, na ocasião do descobrimento, na intenção de degredá-la. Sem ela saber, é claro! Ele, antes de ir pra Bahia, passou em Massapê e deixou a dita-cuja, hospedada na Pensão do Seridó, prometendo voltar para pegá-la de volta quando fosse para o Oriente. Nunca voltou. Nunca houve a inteção de pegá-la de volta. Saindo de Massapê, o Cabral se mandou pra descobrir oficialmente o Brasil.
A sogra de Cabral, além de chata, nervosa e metida a chique, faltava bater no Seridó, só porque quando ela pedia pra comer bacalhau, ele, com as melhores das inteções, lhe trazia piaba no espeto. Mas, aí eu lhe pergundo: qual é a diferença dum pru outro. Né tudo peixe?!
…Nunca, jamais se soube o nome desta mulher. E ela só gostava de ser tratada por Sogra do Cabral.
Como não tinha nada pra fazer em Massapê, naquele período, nem tinha como dali sair, devido ao fechamento dos três aeroportos locais, causado pelas forte chuvas de granizo, comuns na região, passou a Sogra do Cabral a ser conselhiera das sogras locais. Dizia pra uma: “Marca colado neste teu genro que isso não vale o que o gato enterra!” Pra outra falava: ” Esta tua nora é folgada, né! Teu filho faltando morrer de trabalhar e ela só aí de pernas pra cima assistindo tudo que é novela! Lá em Portugal um négócio deste não acontece!” E fofoca vai e fofoca vem, mãe que é bicho besta, e pensa que filho com até 60 anos ainda é um bebezim, passou a mãe massapeense a se intrometer e a cobrar de noras e genros melhor comportamento e cuidado com os que de dentro dela sairam. Aí virou um inferno. A Sogra de Cabral, sarcástica, com aquele risinho de canto de boca, feito a Monalisa, se deliciava com os desmantelos e fins de casamentos por ela provocados. Vez por outra, quando a confusão era muito grande, chegando ter até briga de foice entre sogras e genros/noras, ela mesmo ia até ao orelhão da TELECEARÁ e ligava para o Barra Pesada. Nonato Albuquerque cansou de ir a Massapê em 1.500 fazer este tipo de reportagem…
Depois de fazer toda esta confusão em Masssapê, achando pouco, a portuguesa se mandou pra Sobral, dizendo querer conhecer o Beco do Cotovelo, que aliás, só deu pra ela… como o dito Beco é o lugar da fofoca na Princesa do Norte, passava a Sogra de Cabral a procurar Sogras de sobralenleses para infernizar as vidas de genros e noras. D. José só não se casou por causa dela. Ela encheu a cabeça da mãe da possível esposa do José, de bobagens e asneiras. Resultado: o homem foi ser religioso.
… desculpem! tenho que parar por aqui… é que minha sogra vem almoçar hoje aqui em casa e a minha mulher já me deu três gritos pra eu parar de escrever e fazer o almoço. Não é que eu tenha medo da minha mulher; isso realmente eu não tenho. O problema é que se hoje eu não fizer tudo que a minha mulher quiser e do jeito que ela quiser, ela pode enredar pra mãe dela… aí sim… da Mãe dela, eu me pelo de medo!!!
Ía me esquecendo! O Dia da Sogra ficou sendo 28 de Abril, porque foi neste dia que a Sogra de Cabral bateu as botas, logo após receber um e-mail de Pero Vaz de Caminha, comunicando que o Pedro Álvares não mais voltaria para buscá-la! Massapê fez um mês de festa!
28 de abril de 2014
Se tiver alguma coisa errada no cartaz, a culpa é dela!
DIA DA SOGRA – Encerramento do Mês do Humorista
Humoristas contando só Piadas de Sogra
Local: Teatro Chico Anysio/Museu do Humor Cearense
Av. da Universidade, 2175
Fortaleza-CE
20h
Entrada: De graça
Tel.: 3252 3741
9991 0460

Continuar leitura →

Humorista Jader Soares comemora 30 anos de humor com espetáculo dirigido por Chico Anysio

        

    O Humorista Jader Soares (Zebrinha) é cearense de Massapê. Nasceu no ano de 62 do século passado. Tem 52 anos de idade e fez seu primeiro Show de Humor em Salvador, na Bahia, em 1984, no Teatro Vila Velha. Lá ele morou por 5 anos.

Em 1984  ainda existia a Censura Federal, e todo espetáculo tinha que passar pelo crivo da dita-cuja,  ser carimbado e certificado pela Polícia Federal. O Show de estreia do artista aconteceu no período da luta pelas eleições diretas no Brasil: “Diretas, já!”. O nome do show: “INDIRETAS”. Foi censurado para 16 anos. Neste mesmo ano, Jader voltou ao Ceará e começou a se apresentar em Fortaleza.

Jader,  professor com formação em História  é diretor do Teatro Chico Anysio (espaço que fundou em parceria com  seu irmão Chico Soares, em 1991) e do Museu do Humor Cearense, inaugurado agora, em abril de 2014. Também é presidente da Associação dos Humoristas Cearenses (ASSO-H). Como escritor, lançou 5 livros. Cantando e contando causos, lançou um CD. Hoje, além de seu show falando do cotidiano, desenvolve trabalhos com humor educativo. São Palestras/Shows sobre os mais variados temas: Motivação, Segurança no Trabalho, Vendas, Dengue, DSTs, Meio Ambiente, Drogas e Incentivo à Leitura.

Já se apresentou ao lado de ilustres colegas como: Chico Anysio, André Lucas, Nizo Neto, Carequinha, Felipe Pontes, Eleizer Mota (Seu Batista), João Cláudio Moreno e de toda a galera que faz humor no Ceará.

Na televisão foi apresentador de programas e teve participações e aparições em programas nacionais como: Show do Tom, Domingo Legal, Esporte Espetacular, Domingão do Faustão, Jornal Nacional, Profissão Repórter, dentre outros.

No cinema teve participação em dois filmes: “O Auto da Camisinha” e “Cine Holliúdy”.

Em 2014, comemorando 30 anos de carreira, estreia seu show “Deu Zebra”, que tem direção de Chico Anysio. Jader era amigo pessoal de Chico e ganhou de presente a assinatura do artista na direção de seu espetáculo. “A ideia era estrear com a presença do diretor em 2011, ano em que o Teatro Chico Anysio estava completando 20 anos. Estava tudo combinado, mas aí, o Chico ficou doente… e não mais veio ao Ceará”.  Na ocasião, o filho do Chico, André Lucas, o Puliça da Escolinha do Professor Raimundo veio fazer show e receber homenagem representando o pai. O estreia do show de Jader Soares foi adiada, e acontece agora, em abril, mês do humorista, no período em que se inaugura o Museu do Humor Cearense, anexo ao Teatro Chico Anysio.

 O show também é uma homenagem do artista a Chico Anysio e cenas onde aparecem os dois juntos em apresentações pelo Brasil, serão exibidas num telão.
Chegou a hora de confeRIR!
 
 
 
Show de Humor

“DEU ZEBRA”
Jader Soares – 30 anos de Humor
Direção: Chico Anysio
Local: Teatro Chico Anysio
Av. da Universidade, 2175 – Benfica
Data: 26 de abril de 2014

Horário: 20h

Ingressos: Inteira R$ 20,00
                    Meia R$ 10,00
Informações: 3252 3741 – 9991 0460 

 

Continuar leitura →

Humoristas homenageiam Chico Anysio no mês de abril

            Os humoristas cearenses se reúnem numa grande festa para comemorar pela 11ª vez o Dia do Humorista. Aqui, os artistas do riso vão ao encontro da comunidade em bairros e centro da cidade, oportunizando ao público em geral assistir a bons e variados shows de humor.
            A animação começou logo no dia 1º de Abril, com a realização do XXVI Festival de Mentiras, debaixo do Cajueiro Botador, na Praça do Ferreira. O vencedor deste ano foi o mentiroso Cibalena (humorista), que levou o Troféu Panteleão e Um Real em prêmio. Agora acontece ponto alto das comemorações: 40 comediantes se apresentam na Praça do Ferreira, dia 11, sexta-feira.
Dia 12,  data em que se comemora o Dia do Humorista. (Lei Estadual nº 13.317 de 02/07/2003    DOE, Série 2, Ano VI, nº 125) e (Lei Municipal nº 9518 de 23/10/2009 DOM de 05 de novembro de 2009), 12 humoristas desfilarão no Palco do Teatro Chico Anysio. Lá, durante todos os finais de semana de abril haverá a programação de inauguração do Museu do Humor Cearense. O humorista paraibano Silva Bonitim participará dos shows dias 11 e 12. A data escolhida é uma homenagem ao humorista Chico Anysio, que nasceu em 12 de abril de 1931. Chico faleceu em 23 de março de 2012. Este ano estaria completando 83 anos
            Dia 28, encerrando a programação, acontecerá a comemoração do Dia da Sogra, também  no Teatro Chico Anysio. Lá humoristas se encontram para contar só, única e exclusivamente piadas de sogra. Leve a sua.
            O Dia do Humorista faz parte das comemorações do Aniversário de Fortaleza, promovido pela Prefeitura, e tem apoio da SECULTFOR (Secretaria de Cultura de Fortaleza). A realização é do Escritório do Riso.
 
INFORMAÇÕES:
Jader Soares – 9991 0460 – 3252 3741

Humoristas já confirmados

Froxilda Fofolete, Severina Guet, Superedson, Luan Damasceno, Lezadim, Elvis Preto, Sparguet, Veia Cômica, Zeca Estrada, Zebrinha, Megdal, Delegado, Zé Bolão, Colorau, Neurlândio, Gente Fina, Marmita e Marmitinha, Tom Leite, Francisquinha, Rosinete, Esquema, Mexerico, Oscabrito, Maestro Seraphim, Manguaça, Paçoca, Fubá, Pepeta, Chocolate, Silva Bonitim e Zé das Tapiocas

Continuar leitura →