Fortaleza, 20 de dezembro de 2018
Meu querido pai
A bênção!
Pra começar, meus parabéns! Afinal, hoje é o seu aniversário de 100 anos! Aí no céu tem bolo?
Desejo que esta carta encontre o senhor com muita paz de espírito ao lado da mamãe, dona Raimundinha, e de meus irmãos: José Francisco, Vandinha, Oninha e Nini! Quanto a nós, os outros dez que continuamos aqui no mundo terreno, tudo bem! Todos estão mandando os parabéns: o Ari, o Rômulo, o Antônio José, a Socorrinha, o Gerardim, o Chico, o Wellington, a Nandila e a Tatá!
Geramos mais de meia centena de filhos, seus netos! Às vezes penso que o senhor é um deles!!!
Pois é! E o senhor que nasceu em Massapê, num 20 de dezembro como hoje, está completando 100 anos (1918 – 2018). 73 deles, passou aqui com a gente. Há 27 nos encontramos só em sonhos e pensamentos.
O senhor, meu pai, continua sendo nossa referência de cidadão. Homem pacato; trabalhou durante a vida todinha para nos educar, principalmente para vida… Para que nós soubéssemos chegar… e sair… em qualquer lugar. Sermos respeitosos e éticos. Isso, e principalmente isso, devemos e somos muito gratos ao senhor.
…Pai, gostaria de lhe dizer muitas coisas hoje, mas, para ser sincero, não sei bem exatamente o que dizer! Não por falta de assunto. Muito pelo contrário. É que são tantas as lembranças, que me embaralham a cabeça, e chegam a escorrer pelos olhos…
Hoje eu tô com quase 57. Quando o senhor viajou, eu tava com 30.
…Dos seus passos largos, guardo a lembrança de quando eu era criança… Uma passada do senhor, dava bem três das minhas…
…O seu assobio… Vixe! O seu assobio era uma ordem!
…E a cadeira de balanço, toda noite na calçada, pra tomar um vento e jogar conversa fora?! Eita! As vezes, também, o senhor cantava umas músicas. Recentemente, conversando com a Maria do Carmo da D. Laura Aguiar, nossa prima, ela me falou: “pois é, o seu Gerardo cantava e era bem”! Que lembrança boa, a da cadeira na calçada!
Lembro-me agora do leite mungido, de manhazinha, lá no quintal, onde o senhor ficava rindo do “bigode branco”, que o leite fazia nos lábios da filharada.
E as cartas, que o senhor escrevia, enviadas aos filhos que se espalhavam mundo à fora, na busca de vencerem na vida em Fortaleza, Teresina e Salvador?! E foram muitas! Afinal, também eram muitos os filhos. Letra firme. Redação perfeita! Sem dúvida, inspirou a todos nós no caminho da escrita, da educação e do bom gosto pela arte e cultura em suas mais amplas possibilidades! Tenho todas as cartas que o senhor escreveu pra mim…
Meu querido pai Gerardo, vou ficar por aqui, prometendo voltar a lhe escrever com mais frequência!
Feliz aniversário!
Feliz Natal!
Nós te amamos!
Beijos do filho
Jader
Ps.: Fico muito feliz quando o senhor marca presença nos meus sonhos!
O Filme “O Coquetel” já tem data e local de estreia. A data é dia 11 de dezembro/2018, as 19h. O local: Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, o mais belo palco de cinema do Ceará e um dos mais belos do Brasil!
Mas, que filme é este? De onde surgiu esta película? De que se trata? Qual o Gênero abordado?
Vamos lá! O filme é de humor. Uma comédia despretensiosa numa pegada bem cearense. A produção é caseira. Não teve incentivo financeiro de canto nenhum. Não teve cachê para ninguém. Cada um se bancou! Proposta do filme: fazer rir.
João Mateus, 55 anos, cearense de Cascavel, morando em Fortaleza desde 1971, comerciante no Mercado Central de Fortaleza, desde 1984 é o ator principal e o responsável por esta façanha. Ele também atua nos palcos como humorista. Nos palcos João Mateus é Zé Bolão e forma dupla com Francisco Rodrigues, que atua como Delegado.
Este é o 2º filme de João Mateus. O 1º filme foi O MELIANTE, que estreou no dia 10 de outubro de 2017 também no Cineteatro São Luiz, dentro da Programação da Semana do Audiovisual.
No elenco de O COQUETEL, podemos citar: João Mateus, Vidal, Dedim Gouveia, Jader Soares, Celia Joplin, Tato Júnior, Paulo Neves, Chico Rodrigues, Fabricio Jorge, Lucia Machado, Tereza Angélica, Ronaldo Cornélio, Cleuton Costa, Panta, Gente Fina, Nonato Oliveira, Vera Lucia, Margareth Carrah, Wladiza Mesquita, Eveline Ceará, Clarellys, Antônio Ferreira, Angêlica Bonfim e Tereza Praia. Cinegrafistas: José Bernardino e Lucilânio. Editor: José Bernardino.
A Gravação do filme aconteceu em Antônio Diogo, distrito de Redenção, Ceará, há 70 Km de Fortaleza, sempre nos finais de semana. Durou 5 meses. De março a agosto de 2018. Duração: 1 hora e 16 minutos. Indicação de idade: 14 anos.
Agora nos resta marcar presença no Cineteatro São Luiz e ver o que esta moçada preparou!
SERVIÇO:
Filme: O COQUETEL
ESTREIA: Dia 11 de dezembro de 2018
HORÁRIO: 19h.
LOCAL: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira – Fortaleza-CE)
INDICAÇÃO: 14 anos