Fundado pelos irmãos Chico Soares e Jader Soares a 13 de junho de 1991, o Teatro Chico Anysio comemora seus 30 anos de puro Humor neste ano de 2021. Localizado na Avenida da Universidade, 2175, no Corredor Cultural do Benfica, em Fortaleza, Ceará, o TCA foi palco de grandes eventos; dentre eles, muitos Festivais de Humor. Hoje, reformado, climatizado e com capacidade para 120 pessoas, continua sendo o Humor, sua principal atração.
A homenagem foi feita ao mestre do humor brasileiro, quando ele tinha 60 anos de idade, e estava em plena forma, trabalhando muito, tanto na televisão como nos teatros, fazendo seus shows pelo Brasil. Porém, em março de 2012 o perdemos. Mas, no teatro que leva seu nome, Chico Anysio continua vivo e eternamente lembrado.
No mesmo prédio do TCA funcionam também o Escritório do Riso, a Associação dos Humoristas Cearenses (ASSO-H), o Sindicato dos Humoristas do Ceará (SINDHUMOR) e o Museu do Humor Cearense.
No espaço é fácil ver professores e estudantes secundaristas e universitários fazendo pesquisa sobre humor e a molecagem cearense, no acervo de mais de 2.500 livros específicos na área, expostos na Biblioteca Prof. Raimundo.
Nestes 30 anos, passaram pelo Teatro, além muitos programas televisivos locais, vários programas nacionais, como: Show do Tom, Repórter Record, Tarde Livre, Domingo Legal, Domingo Espetacular, Domingão do Faustão, Encontro com Fátima Bernardes, Jornal Nacional, Repórter Record e Globo Repórter.
Para a festa de comemoração, o Teatro realizará nos dias 23, 24, 25 e 26 de junho, o Festival de Humor 30 ANOS DO TEATRO CHICO ANYSIO, abrindo espaço para novos talentos da terrinha. O evento será online, e tem realização do Escritório do Riso e apoiado da Prefeitura de Fortaleza (SECULTFOR), através do VIII Edital das Artes. Será transmitido pelo Facebook do TCA. Não haverá presença de público por conta da pandemia da COVID-19.
Nos Festivais realizados pelo Teatro, desde a década de 1990, surgiram nomes como: Edmilson Filho, Ery Soares, Kleber Fernandes, Motoka, Aloisio Júnior, Dudé Torres, Veia Cômica, Superedson, Elvis Preto, Gil Soares e Aurineide Camurupim.
No comando do Teatro temos um Corpo Diretivo formado por quatro pessoas: Jader Soares, Chico Soares, Jader Távora e André Lucas (filho do Chico Anysio).
Quem vai ao Teatro Chico Anysio, tem também a oportunidade de conhecer muito da história do humor cearense, já que o Museu do Humor fica anexo.
SERVIÇO
Festival de Humor 30 anos do Teatro Chico Anysio
Dias: 23, 24, 25 e 26 de junho
Live: Facebook do Teatro Chico Anysio
Horário: de 19:30h
Obs.: Não haverá presença de público.
Só será permitida a entrada no Teatro dos organizadores e artistas participantes.
Informações com Jader Soares/Jáder Távora
Zap 85 999 91 0460