Sessão Solene na Assembleia Legislativa homenageia humoristas

Ontem, dia 19 de abril de 2024, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou uma festiva Sessão Solene em comemoração ao Dia do Humorista, comemorado no último dia 12.

A Sessão foi marcada para as 14h e transmitida ao vivo pela TV Assembleia e Rádio FM Assembleia. Antes do início, a TV exibiu uma matéria de 11 minutos com o Zebrinha, onde o humorista fez uma visita guiada, mostrando o Museu do Humor Cearense e o Teatro Chico Anysio.

A solenidade foi presidida pelo deputado Sargento Reginauro, que compôs a mesa com seus pares Bruno Pedrosa, Stuart Castro e De Assis Diniz, e com os humoristas Jader Soares, Lailtinho e Leide Daiana, que estava vestida com a sua personagem, sendo, então uma atração à parte. 

FALAS

As falas dos deputados foram descontraídas, e todos fizeram referência à cultura do humor cearense tão entranhada no inconsciente coletivo da nossa gente. Reginauro, falou que também é ator, tendo participado do filme/comédia Cine Holliúdy, fazendo o papel do Cabo Amâncio. De Assis ao subir à tribuna, antes dos cumprimentos formais, tacou um grito, fazendo referência à famosa vaia ao sol, acontecida em Fortaleza no dia 30 de janeiro de 1942. Stuart Castro, fez uma homenagem especial ao humorista Paulo Diógenes (Raimundinha), que nos deixou de maneira inesperada no dia 14 de fevereiro do corrente ano. Bruno lembrou Chico Anysio e  se dispôs viabilizar possíveis projetos de incentivo à linguagem do humor, fala corroborada com seus pares.

Após as falas dos quatro deputados presentes, usaram a tribuna os humoristas Lailtinho, Jader Soares e Ciro Santos. Ciro, emocionado, leu no celular um texto escrito por Gloria Diógenes, irmã de Paulo Diógenes, emocionando a todos. Lailtinho fez um pequeno histórico, falando dos shows de humor que acontecem todos os dias no Ceará e da necessidade da classe ser melhor percebida pelo poder público. Jader falou da importância da solenidade e fez referência à sua iniciativa de idealizar o Dia do Humorista, ainda em 2003, quando enviou ofício ao então deputado Artur Bruno para implementação da Lei.

OS HOMENAGEADOS

 Os humoristas homenageados, que receberam o Certificado de Menção Honrosa são: Ciro Santos, Luiz Antônio, Mateus Cidrão, Jardeson Cavalcante (Titela),  Jader Soares, Cleudo Barbosa (Leide Daiana), Lailtinho, Antonino Pereira Vital (Paçoca), Deoclécio Lino, Leo de Oliveira e Paulo Diógenes (em memória, recebido pelo seu irmão Dedé.

Continuar leitura →

Palco Paulo Diógenes é inaugurado no Museu do Humor Cearense

Palco em homenagem ao humorista Paulo Diógenes

Que 12 de abril é o Dia Nacional do Humorista, muita gente sabe; e que neste dia é realizado um grande evento para comemorar a data, também já é de conhecimento público. Pois é, em 12 de abril de 1931, nasceu em Maranguape, Ceará, o maior humorista brasileiro, Chico Anysio; e por isso mesmo, escolhemos esta data para homenageá-lo. O Dia do Humorista é celebrado no Ceará desde 2004, repetindo o sucesso ano após ano.

         Mas, por coincidência, além de Chico Anysio, outro talentoso humorista também nasceu no dia 12 de abril. Foi Paulo Diógenes, que encantou o público com sua personagem Raimundinha. O Paulo nasceu no ano de 1961. 12 deste mês, seria seu aniversário de 63; mas, infelizmente, ele partiu no dia 14 de fevereiro de 2024.

         O Museu do Humor estava programando com o artista, uma exposição para mostrar suas realizações, como também fazer o lançamento de um livro sobre sua carreira. O livro, inclusive já está impresso. Aqui no Museu nós temos um exemplar. O autor é o versátil jornalista Tarcísio Matos. As cópias estavam em poder do Paulo; só esperando o lançamento. Mas, infelizmente não deu tempo. O título: Raimundinha é a mãe.

         O PALCO DO PAULO

Diante do inesperado acontecimento, o Museu do Humor resolveu nomear de Palco Paulo Diógenes, um de seus espaços, para que sua obra não seja esquecida. Paulo viveu grande parte de sua vida nos palcos, e era neles que ele se realizava. Por isso, acreditamos ser esta homenagem a mais próxima a todos que trabalham com a arte de bem representar.

A data escolhida para a inauguração também não poderia ser outra, que não o 12 de abril. Na placa de 2m x 40cm, afixada no local, está escrito Palco Paulo Diógenes, com a ilustração de uma foto do artista ao lado da sua inesquecível Raimundinha.

A inauguração deu-se as 16h, e na sequência, aconteceu show com 40 humoristas no Teatro Chico Anysio. O TCA fica anexo ao Museu do Humor.

A programação do Dia do Humorista teve apoio do Instituto Iracema e SECULTFOR – Secretaria da Cultura de Fortaleza.

HUMORISTAS PARTICIPANTES

         Confira os nomes dos 40 humoristas que participaram do evento: Superedson, Elvis Preto, Paçoca, Fubá, Kaio Freitas, Zebrinha, Tom Leite, Luana do Crato, Delegado, Zé Bolão, Ronaldo, Colorau, Leide Daiana, Severina Guete, Luiz Pupunha, Ruanito, Megdal, Jovelina Ceará, Dion Queiroz, Yure Lima, Retalinho, Marmita, Davi Fé, Chupeta, Seu Sérgio, Chiquinha Cearense, Joelma Cover, Chulipa, Roberto Rizzo, Mateus Parúsio, Bruno Humor, Manguaça, Zuleica, Zé das Tapiocas, Aurélio Sampaio, Matheus, Xuxinha, Zeca Estrada, Ronaldo Cornélio, Severina Guet e Luan Damasceno. 

INAUGURAÇÃO DO PALCO PAULO DIÓGENES

(Dia Nacional do Humorista)

12 de abril de 2024

Museu do Humor Cearense (Av. da Universidade, 2175 – Benfica)

Horário: 16h

Diretor do Museu do Humor Cearense Jader Soares (Zebrinha) no Palco Paulo Diógenes

Continuar leitura →

O Dia do Humorista foi do papoco!

O Dia do Humorista foi do papoco!

Ronaldo e Colorau botando quente no Dia do Humorista

     Eita, que ontem, 12 de abril, o Teatro Chico Anysio se encheu de alegria (e de gente) para comemorar o Dia Nacional do Humorista. A data refere-se ao dia de nascimento de Chico Anysio, o grande homenageado.

O evento acontece todo ano, desde 2004. O horário, sempre o mesmo: de 16h às 20h. 40 humoristas se apresentaram nos seus mais diversos estilos. Aí, já viu, né??? Motivos pra se abrir foi o que não faltou!

O público começou a chegar cedo, as 14h. Quem ia chegando, antes de adentrar ao Teatro, fazia uma visita para conhecer o Museu do Humor Cearense, encantando-se com tudo que via. Neste ano o Museu está comemorando 10 anos, e mostrando um apanhado de tudo que produziu nesta primeira década de atividade na Exposição UM MUSEU NOTA 10, que foi aberta ao público também no dia do Humorista, ficando em cartaz, até 31 de maio deste ano. O Museu do Humor fica no mesmo endereço do Teatro Chico Anysio e está sob a mesma direção.

A vibração do público foi contagiante, e ninguém arredou pé, até o último humorista se apresentar. O Teatro estava lotado, inclusive com muita gente em pé. No rosto de cada humorista se via a alegria de poder participar desta 21ª edição.

Homenagem a Paulo Diógenes, no dia em que o humorista completaria 63 anos

PALCO PAULO DIÓGENES

Na ocasião, também foi inaugurado no MHC, o Palco Paulo Diógenes, homenageando o humorista que nos deixou recentemente, no dia 14 de fevereiro deste ano. Por coincidência, Paulo nasceu no dia 12 de abril, que nem Chico Anysio. Este ano ele completaria 63 anos. Chico Anysio, 93.

         A programação do Dia do Humorista teve apoio do Instituto Iracema e SECULTFOR – Secretaria da Cultura de Fortaleza.

HUMORISTAS PARTICIPANTES

         Confira os nomes dos 40 humoristas que participaram do evento: Superedson, Elvis Preto, Paçoca, Fubá, Kaio Freitas, Zebrinha, Tom Leite, Luana do Crato, Delegado, Zé Bolão, Ronaldo, Colorau, Leide Daiana, Severina Guete, Luiz Pupunha, Ruanito, Megdal, Jovelina Ceará, Dion Queiroz, Yure Lima, Retalinho, Marmita, Davi Fé, Chupeta, Seu Sérgio, Chiquinha Cearense, Joelma Cover, Chulipa, Roberto Rizzo, Mateus Parúsio, Bruno Humor, Manguaça, Zuleica, Zé das Tapiocas, Aurélio Sampaio, Matheus, Xuxinha, Zeca Estrada, Ronaldo Cornélio, Severina Guet e Luan Damasceno. 

DIA NACIONAL DO HUMORISTA

Dia 12 de abril de 2024

Teatro Chico Anysio (Av. da Universidade, 2175 – Benfica)

De 16h às 20h

De graça.

Zebrinha e Luana do Crato
Manguaça
Leide Daiana
Ruanito com sua Maria Betânia
Pintodauro e Francisco Rodrigues
Zebrinha, Zeca Estrada, Ronaldo, Roberto Rizo e Tom Leite
Jovelina Ceará
Edivaldo Cardoso
Superedson

Continuar leitura →

Dia do Humorista será comemorado com mais de 40 artistas no palco do Teatro Chico Anysio

Humorista Chico Anysio, o homenageado

Eita, que quando chega abril, o riso fica a flor dos lábios!  É que no dia 12, data de nascimento de Chico Anysio (1931 – 2012), a gente comemora o Dia Nacional do Humorista.

A programação está acontecendo durante todo o mês em diversos cantos da cidade, mas, o dia 12, como sempre, será o ponto alto. Pelo menos 40 humoristas se apresentarão no palco do Teatro Chico Anysio.

O show acontece de 16h às 20h com entrada de graça. É só chegar e emburacar!

Esta festa começou em 2004, e se repete todos os anos com sucesso garantido.

Além dos Shows de Humor, no mesmo dia e endereço, teremos a inauguração do Palco Paulo Diógenes, humorista que nos deixou recentemente, e a abertura da Exposição: Um Museu Nota 10, comemorando os 10 anos do Museu do Humor Cearense, mostrando um pouco de tudo que foi realizado nesta primeira década de vida. Em especial, mostraremos 2 figurinos de personagens inéditos de Chico Anysio.

A programação do Mês do Humorista tem apoio do Instituto Iracema e SECULTFOR – Secretaria da Cultura de Fortaleza.

O Dia do Humorista surgiu no Ceará, idealizado pelo humorista Jader Soares, diretor do Museu do Humor Cearense e Teatro Chico Anysio. A primeira Lei foi a Estadual. Ela é de 2003. Como Chico Anysio faleceu em 2012, percebe-se que a homenagem foi em vida!

Lei Municipal nº 9518 de 23/10/2009 DOM de 05 de novembro de 2009

Lei Estadual nº 13.317 de 02/07/2003  –  DOE, Série 2, Ano VI, nº 125

Lei Federal nº 13.082 de 08/01/2015 DOU

         Confira abaixo alguns dos humoristas que se farão presentes:

         Superedson, Elvis Preto, Paçoca, Fubá, Kaio Freitas, Veia Cômica, Zebrinha, Tom Leite, Luana do Crato, Delegado, Zé Bolão, Ronaldo, Colorau, Leide Daiana, Esparguete, Severina Guete, Luiz Pupunha, Ruanito, Megdal, Jovelina Ceará, Froxilda Fofolete, Ery Soares, Dion Queiroz, David Moraes e Luan Damasceno.  

DIA NACIONAL DO HUMORISTA

Dia 12 de abril de 2024

Teatro Chio Anysio (Av. da Universidade, 2175 – Benfica)

De 16h às 20h

De graça.

Continuar leitura →

Festival de Mentira entrega preio de quase 2 Reais a vencedores

Pronto!

1°) Ana Vitória – 2º Silvino Neves – 3º) Tom Leite

Concluímos mais um Festival de Mentiras, o de número 35°. Repetindo o que aconteceu ano passado, mais uma vez quem venceu foi uma mulher. Na realidade uma criança de 9 anos de idade, que foi levada pelos pais (Roberto e Vanessa Gomes)  para participar do evento. Quem entregou os prêmios foi Monique Gonçalves, vencedora do 34° Festival, ocorrido ano passado. Cerca de 100 (cem) pessoas compareceram e escolheram os vencedores. Afinal, o público é quem elege os mentirosos, através de aplausos, vais etc coisa e tal.

Foram inscritos 18 mentirosos. Um fugiu (sempre tem um que foge), escafedeu-se, ficando 17 pessoas para participar da acirrada disputa, em busca de um montante significativo em dinheiro…

O FM é uma realização do Museu do Humor Cearense, com apoio da SECULTFOR – Secretaria da Cultura de Fortaleza (Prefeitura de Fortaleza). Quem comandou o evento, apresentando os mentirosos foi o humorista Zebrinha. A coordenação foi de Eveline Siará. Os registros fotográficos de Liezio Gomes.

Relação dos Inscritos por ordem de Inscrição

01 – Cristiano Cunha (Empresário e Humorista)

02 – Ana Vitória (Estudante)

03 – Augusto Lima (Estudante)

04 – Davi Fé (Humorista)

05 – Rafael Leite (Engenheiro e Humorista)

06 – Zé Cornim (Palhaço)

07 – Paraiba (Radialista e Humorista)

08 – Retalinho (Humorista)

09 – Zeca Estrada (Humorista)

10 – Jonh MC Repper (Desempregado)

11 – Felipe (Morador da Praça do Ferreira)

12 – Prof. Francisco Silva (Professor Universitário)

13 – Matuto (Desempregado)

14 – Francisco Perez (Fotógrafo)

15 – Francisco Delegado (Comerciante e Humorista)

16 – Silvino Neves (Radialista e Apresentador de TV)

17 – Pedro Artur (Estudante. Fugiu. Não apareceu quando anunciado)

18 – Tom Leite (Humorista)

            Como se percebe, a participação é inclusiva, onde entram na brincadeira, anônimos e famosos, tudo em busca de manter a tradição e a molecagem engendrada no sangue do povo cearense. A todos, os organizadores parabenizam e agradecem, pois sem eles, não haveria o Festival. 

O resultado final foi o seguinte

1ª Colocada – Ana Vitória (Estudante)

2º Colocado – Silvino Neves (Radialista e apresentador de TV)

3º Colocado – Tom Leite (Humorista)

A premiação total, líquida e sem desconto, foi de   R$ 1,75 assim distribuído:

                1º Colocado R$ 1,00

                2º Colocado R$ 0,50

                3º Colocado R$ 0,25

O prêmio foi pago na hora, em moeda corrente do Brasil, sob forte esquema de segurança.

História do Festival de Mentiras

            De 1904 a 1920, na Praça do Ferreira, debaixo do Cajueiro Botador (era assim chamado porque botava caju o ano todo – e isso é verdade!), o Ceará assistiu a sua festa mais tradicional, popular e moleca que foi o Festival de Mentiras, realizado, é claro, no dia 1º de Abril. Ali, intelectuais, artistas, bebuns e desocupados passavam o dia escrevendo e afixando papelotes no Cajueiro, com todo tipo de mentiras, de preferência as mais provocantes à sociedade e aos homens do poder.

            Em 1920, o Prefeito Godofredo Maciel, sentindo-se incomodado com a brincadeira, mandou derrubar o Cajueiro, acabando com a farra.

            Na última reforma da Praça do Ferreira, em 1991, sob a administração do prefeito Juraci Magalhães, foi plantado um novo cajueiro e colocado a seu lado uma placa que conta um pouco desta história.

            Em 2006, depois de 86 anos sem acontecer o evento, o Escritório do Riso/Museu do Humor Cearense retomou o Festival de Mentiras, realizando-o nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009 no Teatro Chico Anysio. Em 2010, o Festival voltou à Praça do Ferreira, seu lugar de origem. Ainda nos anos de 2017 e 2018, mais uma vez, foi realizado no Teatro Chico Anysio.  O motivo do Festival ter acontecido novamente no Teatro e não na Praça é por ter caído o 1º de abril em dia de sábado ou domingo. E em final de semana não dá para fazer na Praça; já que, quando o evento lá acontece, o horário é 17h. E, nestes dias e horários, a Praça do Ferreira é deserta.

O Festival de Mentiras abre a programação do Mês do Humorista, que este ano de 2024, comemora os 92 anos de nascimento do humorista Chico Anysio. 12 de abril é o Dia Nacional do Humorista. Chico nos deixou em 23 de março de 2012. Há 12 anos.

Continuar leitura →