O Humorista Jader Soares (Zebrinha) é cearense de Massapê. Nasceu no ano de 62 do século passado. Tem 52 anos de idade e fez seu primeiro Show de Humor em Salvador, na Bahia, em 1984, no Teatro Vila Velha. Lá ele morou por 5 anos.
Em 1984 ainda existia a Censura Federal, e todo espetáculo tinha que passar pelo crivo da dita-cuja, ser carimbado e certificado pela Polícia Federal. O Show de estreia do artista aconteceu no período da luta pelas eleições diretas no Brasil: “Diretas, já!”. O nome do show: “INDIRETAS”. Foi censurado para 16 anos. Neste mesmo ano, Jader voltou ao Ceará e começou a se apresentar em Fortaleza.
Jader, professor com formação em História é diretor do Teatro Chico Anysio (espaço que fundou em parceria com seu irmão Chico Soares, em 1991) e do Museu do Humor Cearense, inaugurado agora, em abril de 2014. Também é presidente da Associação dos Humoristas Cearenses (ASSO-H). Como escritor, lançou 5 livros. Cantando e contando causos, lançou um CD. Hoje, além de seu show falando do cotidiano, desenvolve trabalhos com humor educativo. São Palestras/Shows sobre os mais variados temas: Motivação, Segurança no Trabalho, Vendas, Dengue, DSTs, Meio Ambiente, Drogas e Incentivo à Leitura.
Já se apresentou ao lado de ilustres colegas como: Chico Anysio, André Lucas, Nizo Neto, Carequinha, Felipe Pontes, Eleizer Mota (Seu Batista), João Cláudio Moreno e de toda a galera que faz humor no Ceará.
Na televisão foi apresentador de programas e teve participações e aparições em programas nacionais como: Show do Tom, Domingo Legal, Esporte Espetacular, Domingão do Faustão, Jornal Nacional, Profissão Repórter, dentre outros.
No cinema teve participação em dois filmes: “O Auto da Camisinha” e “Cine Holliúdy”.
Em 2014, comemorando 30 anos de carreira, estreia seu show “Deu Zebra”, que tem direção de Chico Anysio. Jader era amigo pessoal de Chico e ganhou de presente a assinatura do artista na direção de seu espetáculo. “A ideia era estrear com a presença do diretor em 2011, ano em que o Teatro Chico Anysio estava completando 20 anos. Estava tudo combinado, mas aí, o Chico ficou doente… e não mais veio ao Ceará”. Na ocasião, o filho do Chico, André Lucas, o Puliça da Escolinha do Professor Raimundo veio fazer show e receber homenagem representando o pai. O estreia do show de Jader Soares foi adiada, e acontece agora, em abril, mês do humorista, no período em que se inaugura o Museu do Humor Cearense, anexo ao Teatro Chico Anysio.
O show também é uma homenagem do artista a Chico Anysio e cenas onde aparecem os dois juntos em apresentações pelo Brasil, serão exibidas num telão.
Chegou a hora de confeRIR!