Sessão Solene na Assembleia Legislativa homenageia humoristas

Ontem, dia 19 de abril de 2024, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou uma festiva Sessão Solene em comemoração ao Dia do Humorista, comemorado no último dia 12.

A Sessão foi marcada para as 14h e transmitida ao vivo pela TV Assembleia e Rádio FM Assembleia. Antes do início, a TV exibiu uma matéria de 11 minutos com o Zebrinha, onde o humorista fez uma visita guiada, mostrando o Museu do Humor Cearense e o Teatro Chico Anysio.

A solenidade foi presidida pelo deputado Sargento Reginauro, que compôs a mesa com seus pares Bruno Pedrosa, Stuart Castro e De Assis Diniz, e com os humoristas Jader Soares, Lailtinho e Leide Daiana, que estava vestida com a sua personagem, sendo, então uma atração à parte. 

FALAS

As falas dos deputados foram descontraídas, e todos fizeram referência à cultura do humor cearense tão entranhada no inconsciente coletivo da nossa gente. Reginauro, falou que também é ator, tendo participado do filme/comédia Cine Holliúdy, fazendo o papel do Cabo Amâncio. De Assis ao subir à tribuna, antes dos cumprimentos formais, tacou um grito, fazendo referência à famosa vaia ao sol, acontecida em Fortaleza no dia 30 de janeiro de 1942. Stuart Castro, fez uma homenagem especial ao humorista Paulo Diógenes (Raimundinha), que nos deixou de maneira inesperada no dia 14 de fevereiro do corrente ano. Bruno lembrou Chico Anysio e  se dispôs viabilizar possíveis projetos de incentivo à linguagem do humor, fala corroborada com seus pares.

Após as falas dos quatro deputados presentes, usaram a tribuna os humoristas Lailtinho, Jader Soares e Ciro Santos. Ciro, emocionado, leu no celular um texto escrito por Gloria Diógenes, irmã de Paulo Diógenes, emocionando a todos. Lailtinho fez um pequeno histórico, falando dos shows de humor que acontecem todos os dias no Ceará e da necessidade da classe ser melhor percebida pelo poder público. Jader falou da importância da solenidade e fez referência à sua iniciativa de idealizar o Dia do Humorista, ainda em 2003, quando enviou ofício ao então deputado Artur Bruno para implementação da Lei.

OS HOMENAGEADOS

 Os humoristas homenageados, que receberam o Certificado de Menção Honrosa são: Ciro Santos, Luiz Antônio, Mateus Cidrão, Jardeson Cavalcante (Titela),  Jader Soares, Cleudo Barbosa (Leide Daiana), Lailtinho, Antonino Pereira Vital (Paçoca), Deoclécio Lino, Leo de Oliveira e Paulo Diógenes (em memória, recebido pelo seu irmão Dedé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *