Humor Cearense como Patrimônio da Humanidade junto a UNESCO, será tema de encontro Internacional no Museu do Humor Cearense

            O Museu do Humor Cearense (MHC) recebe nesta terça-feira, 26 de novembro, às 19h, parte da programação do 13º Encontro Internacional de Direitos Culturais. A realização é do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, com o apoio do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade de Lisboa. O patrocínio É do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (SECULT-CE).

A programação, que acontece de 25 a 29 de novembro de 2024, será dedicada a integrar teoria acadêmica e políticas públicas de cultura, com foco em fortalecer candidaturas a Patrimônios Culturais da Humanidade pela UNESCO. Entre os destaques estão o Humor Cearense, o Açude do Cedro, o Parque dos Monólitos, as práticas alimentares regionais e o ambiente natural e cultural do Cariri, aliando um enfoque cosmopolita à valorização das tradições culturais do Ceará.

Pela primeira vez, o evento contará com a participação de intelectuais da Ásia e do Oriente Médio, incluindo professoras da Turquia e da Arábia Saudita, promovendo uma troca de experiências com especialistas das Américas, Europa e outras regiões.

Espaços emblemáticos da educação e cultura cearenses, foram escolhidos para acolher o evento; como a UNIFOR, o Museu do Humor Cearense, a Escola de Gastronomia e a Pinacoteca do Ceará; além de atividades em Quixadá e Quixeramobim.

             A pauta a ser tratada no Museu do Humor será: “O humor cearense enquanto patrimônio cultural da humanidade”. E a programação é a seguinte:

Palestra: Com a Professora Evrim Ölçer (Turquia)

Professores anfitriões: Professor Allan Magalhães (PPGDA/UEA), Humorista Jader Soares (MHC) e Doutor Humberto Cunha Filho (GEPDC/PPGD/UNIFOR).

Mediador: Professor José Olímpio Ferreira Neto

Tradutor: Mateus Lins.

O diretor do MHC, Jader Soares celebra a alegria de receber esta ação internacional, e, parabeniza ao Professor e escritor Humberto Cunha,  que  à frente do Encontro Internacional de Direitos Culturais, recebeu inclusive, reconhecimento do curso de doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade de Sassari, na Itália. O homem né fraco não, meu fi!

Humberto também faz parte da coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da UNIFOR, e é Coordenador Administrativo-financeiro do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais.

            Pronto! A entrada é de graça! E tá todo mundo convidado!

SOBRE O MUSEU DO HUMOR CEARENSE

            O Museu do Humor, anexo ao Teatro Chico Anysio, é um espaço de estudo e fomentação da cultura da molecagem cabaça-chata. Além da atuação diária com visitas-guiadas, shows e exposições de longa e pequena duração, o Museu tem   provocado e atiçado ideias e realizações que empoderam o sentido de pertencimento da cultura do humor de nossa gente. De iniciativa do MHC, por exemplo,  foi criado o Dia Nacional do Humorista (12 de abril; data de nascimento de Chico Anysio) e o Dia da Vaia Cearense (30 de janeiro. Data em que o cearense vaiou o sol na Praça do Ferreira). As duas datas, foram criadas, através de Leis. Para o Dia do Humorista existem três Leis: Municipal (Fortaleza); Estadual (Ceará) e Nacional. Já para o Dia da Vaia, há uma Lei Estadual.

SERVIÇO:

13º Encontro Internacional de Direitos Culturais.

Dia: 26 de novembro de 2024 (Terça-feira)

Local: Museu do Humor Cearense

19h

Entrada: De graça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *